Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
26/09/2018 - 11:48 hs

Brasil já tem 75 mil prestadores de serviços turísticos

Recorde histórico do Cadastur é resultado de trabalho de fiscalização e de modernização do sistema do Ministério do Turismo

Por Cristiane Ribeiro
Brasil já tem 75 mil prestadores de serviços turísticos
Turistas se divertem em passeio na praia de Maragogi (AL). Foto: Lulu Pinheiro/Embratur

O cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos, o Cadastur, atingiu em setembro o melhor resultado de sua história. A base de dados do Ministério do Turismo já conta com 75 mil cadastrados em todo o país - entre guias de turismo, parques temáticos, meios de hospedagem, agências de turismo, além de outras onze categorias. O número representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 61.200 mil cadastrados.

“Esse crescimento significativo é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela área técnica no que diz respeito à modernização do Cadastur e também à fiscalização que vem sendo feita pela nossa equipe desde setembro de 2017. O resultado é uma atividade cada vez mais formalizada, o que beneficia a economia e traz mais segurança para o turista”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

De acordo com a Lei do Turismo, o cadastro é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.

NOVO CADASTUR - No início do ano, o Ministério do Turismo apresentou o novo Cadastur. Totalmente modernizado, ele possibilita que a inscrição seja feita totalmente online, em uma interface simplificada e interligada ao banco de dados da Receita Federal, trazendo menos burocracia e mais rapidez para prestadores de serviços que visam a formalização no mercado.

O Cadastur 3.0 também modernizou a emissão de certificado de registro, que agora contará com a tecnologia de QR Code com todas as informações dos cadastrados. Além disso, os veículos que realizam transporte turístico receberão novos selos com a mesma tecnologia.

Fonte: Ministério do Turismo

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*